O Evento

Edição Digital 2021

O Curso de Reumatologia: Ciência na Prática, realizado anualmente pela ARCo e pela CURE orgulha-se de ser a mais antiga realização científica regular dedicada à Reumatologia em Portugal. Teve a sua primeira edição em 1979, pela mão do Senhor Professor Doutor Armando Lopes Porto.

 
Por ele passaram, ao longo dos anos, as mais ilustres figuras da Reumatologia nacional e  internacional, que assim contribuíram para a formação e atualização de gerações de Reumatologistas, Médicos de Família e outros especialistas envolvidos na prestação de cuidados a doentes reumáticos. Temos tido, regularmente, a colaboração de associações de doentes que nos ajudam a manter vivo o foco principal da iniciativa: servir o doente.
 
Nos últimos anos, o Curso assumiu uma dedicação clara e explícita ás necessidades formativas do Médico de Família, já que é a esse nível que se dirige, em primeiro lugar, a esmagadora maioria dos doentes com queixas do foro reumatológico.
 
Podemos afirmar que os Médicos que participam no nosso Curso dão o seu tempo por bem empregue e se sentem compensados por participar num evento muito interativo, focado na tradução da ciência em medidas práticas e na construção interativa de uma estratégia de atuação pragmática mas bem fundamentada. Podemos afirmá-lo por ser este ofeedback que recebemos regularmente dos colegas de MGF que nos visitam. Podemos ainda afirmá-lo porque o programa é desenhado com a colaboração de Médicos de Família, porque cada mesa é co-dirigida por um Médico de Família. Podemos ainda reiterá-lo porque os casos clínicos, cuja discussão constitui um dos pilares do Curso, são derivados da prática corrente dos orientadores de formação de internos de MGF que estagiaram connosco.
O curso assenta num universo peculiar, de que nos orgulhamos especialmente, baseado na interatividade, nas estratégias inovadoras e provocatórias de comunicação, na aprendizagem cooperativa.
 

Este ano queremos transformar uma dificuldade numa oportunidade: com a edição online vamos testar novas estratégias de comunicação e, sobretudo, ultrapassar a
barreira da distância.

 

Damos, com muito entusiasmo, as boas vindas aos nossos colegas de todo o muito falante de Português. Sejam benvindos!!

  

Venha trabalhar connosco uma vez! Estamos certos de que quererá voltar.